Nos dias 11 e 12 de junho de 2011, aconteceu a I Oficina de Planejamento Rural Agroecológico em Serra Grande!

Uma iniciativa e Promoção da Associação Rosa dos Ventos, através do projeto “Rede de amigos da agrofloresta” que faz parte do programa ” Aos Cuidados da Natureza” ; Com o apoio e parceria da Manã – Paisagismo & Agricultura, localizada no Km 42 da estrada parque Ilhéus- Itacaré.

Nossa Oficina teve inicio com um delicioso café com frutas, quitandas e colaborações dos participantes!

Tivemos um nivelamento de informações sobre a origem do conhecimento agroecológico, histórico do movimento de agricultura alternativa, suas perspectivas e atualidades; Contamos com a preciosa contribuição do Jafa (João Antônio Firmato de Almeida) técnico agrícola, Biólogo, com sua trajetória de mais de 30 anos de agroecologia na região cacaueira!

Origem e princípios do movimento Agroecológico

Seguida de uma dinâmica sobre a paisagem natural (ecossistema), sucessão ecológica, intervenções humanas na paisagem (agroecossistema), cultivos agrícolas e suas consequentes alterações na paisagem.

Painel da vida

Tivemos um intervalo para o almoço, uma muqueca de palmito orgânico (açaí) direto da roça! Uma alquimia da cozinha bahiana regional! Agradecimentos especiais a deliciosa comida preparada por Maelí e Nice! Que delícia!!!

Muqueca de Açaí! Que Delícia!

Salada multicolorida!!!

Seguimos com uma prática de reconhecimento de ervas espontâneas (indicadoras); Muitas vezes consideradas invasoras ou daninhas… Pudemos experienciar  uma caminhada transversal sob a orientação, compartilha e provocações do Jafa as multifunções das ervas espontâneas, que além de indicadoras de fertilidade, PH, compactação de solo, também são verdadeiras sanadoras de desequilíbrio e desgaste solo!

Reconhecendo os recursos da propriedade

Caminhada transversal

Ervas indicadoras & sanadoras

Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns adubos verdes que estão a disposição nas nossas propriedades e quintais, como por exemplo: Margaridão, graxa, zebrina dentre outros… Além das plantas que desempenham múltiplas funções na nossa propriedade!

Urucum

Repelente e protetor solar natural!!!

Flor, alimento, biomassa, cerosidade...

Multifuncionalidade

Multiplos usos da biodiversidade

Também foi possível ver e manejar leguminosas utilizadas comumente em práticas de adubação verde, consórcios e produtoras de biomassa como exemplo: Gliricídia e feijão andu;

Gliricídia no coroamento

Além de algumas práticas para a incorporação de matéria orgânica e enriquecimento no coroamento e proteção de mudas de fruteiras, cacau ou árvores nativas; Encerramos nosso primeiro dia de oficina com muita energia, presenteados por um maravilhoso pôr-do-sol!!!

Pôr do sol!!!


O segundo dia da Oficina começou um pouco chuvoso, tomamos nosso cafézinho com prosa e logo retomamos nosso painel da vida!

Continuamos a construir nosso planejamento rural agroecológico na paisagem natural com intervenções e alguns desafios que a vida em comunidade pode trazer…

Barreiras físicas, "filtra-ventos"!

Seguimos para uma prática de plantio, para construir um berço enriquecido para o plantio do cacau, junto a uma muda de Olandi (Guanandi) como futura sombra e madeira para corte, bananeira para a primeira sombra e manutenção da umidade, gliricídia para a manutenção de adubação (nitrogênio e biomassa), além do plantio de feijão de porco, mucuna-preta, feijão catuí e a incorporação de muita matéria orgânica e biomassa; Preparando o berço para a nova vida!

Vamos plantar?

Núcleo ou ninho agroflorestal

Nosso tão esperado almoço, no domingo foi recheado por um maravilhoso empadão vegetariano! Uma delícia! Com direito a cocada mole de sobremesa!!!

Retomamos pela tarde com os princípios biodinâmicos aplicados a dinamização da compostagem, seguidos de uma prática de construção da pilha de compostagem, proporção, uso dos preparados para composto!

Estrutura p/ oxigenar a pilha

Camadas do composto (30/1)

Dinamização do preparado de valeriana

Apesar da chuva e do rápido escurecimento da luz do dia, a energia estava tão boa que ninguém queria ir embora!!!

Uma saudação especial a esse grupo que criou, construiu e contribui para a multiplicação do conhecimento agroecológico! “Nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos!!!”

Grupo muito especial!

(Agradecimento carinhoso ao casal Naira e Rafa pelos registros fotográficos disponibilizados!)

             Axé!!!

                                                                                                                                Saudações agroecológicas!

                                                                                                                                Joice Reis

Anúncios